São Paulo, 21/12, data da qual ficará marcada na memória dos paulistanos.
Não é uma data da qual devemos comemorar, festejar ou ficar felizes, é uma data que nos deixou tristes.
Um fato trágico se repetiu, conforme aconteceu a pouco mais de meio século atrás. Nessa data, o céu ficou cinza, fechando de forma triste o ano para um item histórico da humanidade. Neste dia, 21/12, se desfez em cinzas, quase que por completo o Museu da Língua Portuguesa.
Fonte: http://bit.ly/1OiG1SN
Item tombado como patrimônio histórico e diplomado pela UNESCO, é o único do mundo que se dedica a apenas a língua nativa do país em que está instalado, afim de difundir o nosso idioma.
O prédio conta com quase 150 anos de história e já foi danificado pelo fogo cerca de 50 anos atrás.
Passou por um processo de revitalização de quatro anos, sendo de 2002 a 2006, com um grande investimento, tanto da iniciativa privada quanto pública. Pela parte pública, podemos citar aqui a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), do qual usa o parte do prédio como estação de trem, que atualmente duas linhas saem de lá, uma em direção à Guaianazes/Estudantes e outra em direção à Francisco Morato/Jundiaí.
Fonte: http://bit.ly/1NKEohs
O museu não era dedicado apenas a mostrar a nossa língua, mas sim, interagia e sempre apresentava projetos e exposições dinâmicas e diferenciadas. Tanto que logo após a sua criação, recebeu um diploma da UNESCO na área de comunicação e informação, com apenas dois meses aberto e 100 mil visitantes.
A parte da qual mais nos choca é que essa é a segunda vez que o museu sofre com incêndio, por sorte, talvez, não teve perda material, ou seja, não havia material exposto no museu, eram apenas itens de acervo digital. Porém, tivemos a perca de um bombeiro civil, que estava em serviço no prédio, no dia do ocorrido.
Tragédia só não foi maior porque o museu não abre nas segundas e, estava passando por uma reforma, da qual, já se suspeita que seja a causadora do incêndio. Se trabalha já com a possibilidade de o acidente ocorreu após a troca de uma luminária.
O mais legal é que em meio a todo esse triste ocorrido, algumas pessoas ainda aproveitam para fazer piada e especulações estranhas. Como por exemplo, pessoas que afirmam com veemência que o incêndio foi causado pelo governador do estado, ou que ali não tinha nada de valioso, só livros velhos e nenhum modinha.
Bem, aqui vai um texto improvisado sobre esse assunto que comoveu o país e que entra na conta de tragédias que aconteceram em 2015.
Foi meio de surpresa esse texto, mas tinha que postá-lo, estava com saudade de escrever pra vocês!
Valeu e até mais galera!
Nenhum comentário:
Postar um comentário